SAIBA COMO FUNCIONA A INTERCESSÃO DOS SANTOS
4.3 - A mediadora
A Bíblia condena este ensinamento. Só existe um Deus e um só Mediador, que é Jesus (1 Timóteo 2.5,6). Jesus foi dado pelo Pai à humanidade como único meio de salvação, e não Maria (João 3.16).
Fonte: Livro pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor : Silas Malafaia
Read more: http://www.mefibosete.com/2012/10/silas-malafaia-resposta-ao-catolicismo.html#ixzz3CvnY3F00
RESPOSTA CATÓLICA: O grande problema dos protestantes é o fingimento. Quando são esclarecidos a respeito da mediação dos santos, eles preferem fingir que não entenderam coisa alguma, e ficam repetindo o versículo de 1Tm 2,5 de forma tola e inútil, como se nenhum católico conhecesse esse versículo. Portanto, eis aqui mais uma vez, um breve esclarecimento católico a respeito da mediação dos santos, simples e de fácil entendimento:
Só existe um Salvador que é Jesus (Atos 4,12). Mas, a questão é: Jesus também pode usar o Seu Corpo (Igreja) como instrumento de salvação?
- Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te SALVARÁS tanto a ti (Timóteo) mesmo como aos que te ouvem (1Tm 4,16);
- (Paulo) Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a SALVAR alguns (1Cor 9,22);
- Para ver se de alguma maneira (Paulo) posso incitar à emulação os da minha carne e SALVAR alguns deles (Rm 11,14);
- Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, SALVARÁ da morte uma alma (Tg 5,20).
Se Jesus é o único meio de salvação, como bem disse o pr. Silas, então como é que a salvação de Jesus pode chegar até as pessoas através da Igreja? Não se pode negar a participação da Igreja na salvação de Cristo! Isto ocorre porque a Igreja faz parte do Seu Corpo (Cl 1,18), ela é a continuação do Mistério da Encarnação (Ef 5,30). Portanto, quando a Igreja salva, é o próprio Cristo que está salvando, já que Ele é o Único Salvador.
É, portanto, neste mesmo sentido que funciona a mediação dos santos:
Só existe um Mediador entre Deus e o homem que é Jesus (1Tm 2,5). Mas, a questão é: Jesus também pode usar o Seu Corpo (Igreja) como intercessores da Sua mediação?
- Orem por mim (Paulo) para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança (Ef 6,18-19);
- Orando também, juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo (Cl 4,3);
- Irmãos, orai por nós. (1Ts 5,25);
Se Jesus é o único mediador entre Deus e o homem, então por que é que Paulo pediu aos irmãos que intercedessem por ele? Não seria mais conveniente Paulo pedir diretamente a Jesus? E, se Jesus é o único que vive para interceder por nós (Hb 7,25), então por que é que a Bíblia diz que devemos fazer intercessões uns pelos outros? (1Tm 2,1) Não se pode negar a eficácia de intercessão da Igreja! Isto ocorre porque a Igreja faz parte do Corpo de Cristo (Cl 1,18), ela é a continuação do Mistério da Encarnação (Ef 5,30). Portanto, quando a Igreja intercede, é o próprio Cristo que está intercedendo, já que Ele é o Único Mediador entre Deus e o homem.
Agora, se o protestante tenta se justificar, dizendo que podemos interceder enquanto estamos vivos, mas não depois de morto, ele causará um grande problema para si mesmo, pois no protestantismo se diz que Jesus é o Único Mediador de forma estrita, ou seja, não pode haver mais nenhum outro intercessor, nem vivo e nem morto.
Mas, a QUESTÃO ESSENCIAL agora é a seguinte: Será que Cristo ainda pode continuar usando os seus membros que já morreram como intercessores? Biblicamente falando, pode sim!
A morte não pode nos separar do Corpo de Cristo (Rm 8,38-39), muito pelo contrário, ela nos une mais profundamente ainda a Cristo (Fl 1,23). Quem está vivo, está ausente do Senhor (2Cor 5,6), mas, os santos que já morreram estão presentes com Ele (2 Cor 5,8). Após a morte, é somente o corpo que dorme, porém, a alma, fica viva e ativa no Céu junto do Senhor:
- Fica viva, porque foi para isto mesmo que Cristo morreu por nós: Para que, quer vigiemos (os vivos), quer durmamos (os mortos), vivamos juntamente com Ele (1Ts 5,10);
- E fica também ativa, pois mesmo após a morte, a alma ainda anda com o propósito de agradar a Deus (2Cor 5,9), fica clamando por justiça (Ap 6,10) e servindo a Deus dia e noite no seu templo (Ap 7,15).
Portanto, não há nada que impeça Jesus de interceder também através da Igreja (os santos) que está no Céu. Ainda mais sabendo que todos os santos no Céu também participam da natureza divina: "Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina” (2Pd, 1,4).
Ou seja, se Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente, os santos no Céu também participam da onisciência, onipotência e onipresença de Deus. É por isso que Maria e todos os santos também podem escutar vários pedidos ao mesmo tempo, pois escutam através de JESUS CRISTO, Aquele que é o Único Mediador entre Deus e o homem.
Portanto, há uma profunda ligação entre Cristo e os santos. Um faz parte do outro, assim como videira e ramos constituem uma única realidade (Jo 15,5). Jesus concedeu aos santos que participassem de Sua própria Glória, para que os santos e Ele sejam um só (Jo 17,22).
Os protestantes não aceitam que os santos estejam no Céu participando da Glória de Deus. Só de falar em santos, eles já começam a se irritar e dizem que o tratamento dado aos santos é um roubo da Glória de Deus. Mas, o fato é que os santos estão sim no Céu, e a prova disso é que na Segunda Vinda, Jesus virá em companhia de todos eles (1Ts 3,13).
Os protestantes distorcem a prática católica, dizendo que as orações são comunicações com os mortos, como num contexto de magia, bruxaria, necromancia e ocultismo – atividades que a Bíblia fortemente condena (Lv 20,27; Dt 18,10-13). Só que na prática católica, não existe nenhuma comunicação com aqueles que já morreram, pois na verdade, os santos apenas ouvem as orações e intercedem, mas quem responde é somente Jesus, quem realiza o milagre é somente Jesus. Para que houvesse uma comunicação seria preciso uma resposta direta dos santos, o que não ocorre.
Não há nenhum versículo bíblico dizendo que os santos no Céu estão sendo usados por Cristo como intercessores, mas, não se pode dizer que é impossível que Ele faça isso. Alguém pode dizer que é impossível Jesus interceder através de um membro Seu que está vivo, consciente e ativo no Céu? E também, não há a necessidade de um versículo bíblico que comprove a intercessão de Cristo através dos santos, pois a Igreja sempre nos ensinou isso! E, para os cristãos, é segurança dizer que a Igreja não pode errar! (1Tm 3,15).
Portanto, não adianta o protestante querer viver a vida inteira se fazendo de desentendido, dizendo que os católicos pedem a Maria e aos santos e deixam Jesus de lado. Pedro, Paulo, Maria, João, etc. morreram no instante em que aceitaram a Jesus. Eles não vivem mais em si, mas é Cristo quem agora vive neles (Gl 2,20). Cristo é tudo em todos! (Cl 3,11) Os santos no Céu não fazem absolutamente NADA se não for através de Cristo.
Os protestantes que dizem que os católicos rejeitam a Única Mediação de Cristo e utilizam outras “mediações alternativas” são simplesmente pessoas fingidas que se fazem de desentendidos somente para enganar aqueles que são meninos no entendimento.
CATÓLICOS VOLTEM PARA CASA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário